Nossa história

Quem somos

Com o compromisso de preservar a memória cultural da comunidade tradicional de Bombinhas, seja ela na arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, músicas e no artesanato, criou-se em 1998 o Instituto Boimamão, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, para salvaguardar usos e costumes de uma vila de pescadores recém-emancipada. Em 1999 iniciou-se o desafio de mapear os demais engenhos de farinha dessa região.

Parte desse trabalho resultou no projeto aprovado pelo MinC / IPHAN (Lei Rouanet) o qual possibilitou a criação do Museu Histórico Engenho do Sertão, na comunidade de Bombinhas. Esse espaço tornou-se, a partir de então, acervo de memória da cultura popular, projetando-se como atrativo turístico-cultural.

quem somos 2

Missão

Fomentar as raízes identitárias bombinenses por meio de ações que salvaguardem a tradição açoriana, integrando-a às múltiplas vivências sócio-artístico-culturais que atravessam os tempos e desaguam na diversidade cultural local.

Nossa história

1998

O instituto Boimamão foi criado em 1998 por Rosane Luchtenberg, com o propósito de salvaguardar os engenhos de farinha e criar um museu histórico no município de Bombinhas/SC;

2007

Foi inserido no cadastro nacional como Museu Comunitário;

2008

Recebeu o selo Cultura Viva;

2009

Tornou-se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão;

2013

Recebeu o prêmio como Ponto de Memória /IBRAM/MinC;

2020

Atualmente a Escola da Terra, fomenta um conjunto de práticas de intervenção social, que valorizam cultura e meio ambiente, incentiva e fomenta soluções criativas e participativas para demandas da população conjugando práticas de aperfeiçoamento de habilidades e ações de apoio ao ensino formal.

Ícones - Minha história-04
0
Número aproximado de assinaturas no livro de visita nos últimos 20 anos.
Ícones - Minha história-03
0 %
Porcentagem de visitantes brasileiros por ano.
Ícones - Minha história_Prancheta 1
0 %
Porcentagem de visitantes estrangeiros por ano (América Latina, Europa e USA).
Ícones - Minha história-02
0 %
Porcentagem de estudantes universitários e das demais redes de ensino por ano.

Instituto Boimamão © 2020. Todos os direitos reservados.