O Instituto

logo-instituto-responsive

Conhecer para zelar…

Em 1997, com a aquisição de um antigo engenho de farinha, iniciamos um processo rumo à preservação do patrimônio material e imaterial na pequena Bombinhas, município do litoral centro-norte no estado de Santa Catarina.

Com o compromisso de manter a memória cultural da comunidade – arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, musicas, crenças, artesanato – criou-se em 1998, o Instituto Boimamão, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, para salvaguardar usos e costumes de uma vila de pescadores recém-emancipada. Em 1999, iniciou-se outro desafio: mapear os demais engenhos de farinha dessa região.

Parte deste trabalho resultou no projeto aprovado pelo MinC/IPHAN ( Lei Rouanet) para criação de um Museu Histórico na comunidade de Bombinhas.O Engenho do Sertão, além de atrativo turístico-cultural, tornou-se sobretudo referência histórica da região.Em 2007 foi inserido no cadastro nacional como Museu Comunitário; em 2008 recebeu o selo Cultura Viva; em 2009 tornou-se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão, em 2013 Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.

Rosane Luchtenberg

 

Diretora Presidente

c845f73dc0752962a95720714a02b1cf

Nossos serviços

Elaboração de Projetos

Em breve novidades!.

Hospedagem de base comunitária

Hospedagem de base comunitária que nos auxilia na manuntenção dos custos da OSC.

Café do Engenho

Clique aqui para solicitar um orçamento! Responderemos assim que possível

Locação do Espaço

Em breve novidades!.

Nossos projetos

Escola da Terra

O compromisso da Escola da Terra é promover o exercício da cidadania através de oficinas de arte-educação com crianças e jovens da comunidade.

NACA e NAPO

A proposta da Unidade Produtiva criada em 2012 é de divulgar a multiplicidade de técnicas artesanais,com diversidade de matéria prima.

Engenho do Sertão

Os saberes e fazeres da comunidade local pode ser percebido através de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano guardados desde 1998.