As demandas por memória assumidas em ações de valorização e revitalização das expressões culturais promovidas pelo Instituto Boimamão fortaleceram o processo da institucionalização do Museu Comunitário Engenho do Sertão, estabelecido na esfera federal com a inscrição no Cadastro Nacional Museus, em 2007 e, posteriormente, na esfera estadual com a inscrição no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, em 2019. A instituição também foi premiada como Ponto de Memória em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Museus, através do Edital de Seleção Pública n° 09, de 16 de novembro de 2012, reconhecendo a potência deste espaço como difusor de culturas ligadas ao patrimônio e ao desenvolvimento social, e destacando-se como um dos dois únicos Pontos de Memória em Santa Catarina.
O Engenho do Sertão é um espaço de vivência que possibilita a troca de experiências entre as pessoas, sendo o acolhimento uma das suas marcas mais significativas. Essa instituição tem um papel notório na produção e disseminação do conhecimento, não se restringindo somente às escolas e aos livros, mas as experiências associadas com o cotidiano da população local, por isso a importância de atividades educacionais, que transformem a realidade social e permitem que essas pessoas tenham sua cultura reconhecida.
Gerar conhecimento e reflexão coletiva sobre o patrimônio cultural e ambiental da comunidade, oferecendo um espaço de afeto, pesquisa, salvaguarda e difusão das manifestações tradicionais de Bombinhas.
O desenvolvimento do turismo cultural com base na educação patrimonial pode vir a incrementar a economia local, além de colaborar para o desenvolvimento do turismo. A riqueza do patrimônio cultural presente no município pode agregar valor ao produto turístico que é oferecido atualmente, além de contribuir com a conservação dos recursos naturais e nos valores culturais locais.
Este site foi elaborado com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019
Instituto Boimamão © 2020. Todos os direitos reservados.