
Das ações elaboradas no âmbito do Ministério da Cultura (MinC) no fomento, produção e o acesso da população aos produtos culturais, foi o que impulsionou a diversidade das manifestações e bens culturais nacionais. Entre essas ações, estava o programa Cultura Viva, criado em 2003, que visava articular os territórios de invisibilidade em uma rede de Pontos de Cultura.
As ações desenvolvidas pelos Pontos Cultura deram visibilidade a diferentes segmentos sociais e manifestações culturais não prioritárias das políticas desenvolvidas anteriormente nos processos de fruição, produção e difusão, utilizando um conceito ampliado de cultura e projetando uma mudança estrutural no setor cultural e nas instituições participantes. O Instituto Boimamão entendeu o programa Cultura Viva como uma possibilidade de expandir as ações do Museu Comunitário Engenho do Sertão. Em 2009, iniciaram as ações do Ponto de Cultura Escola da Terra no espaço do Museu.
O compromisso da Escola da Terra até hoje, é promover o exercício da cidadania com ações voltadas à realidade cultural local e socioambiental, como instrumento de apoio e complemento à educação formal fora do espaço escolar.
Visita guiadas mediante agendamento a partir de novembro 2023
Sertãozinho, Bombinhas – SC, 88215-000
Este site foi elaborado com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019
Instituto Boimamão © 2020. Todos os direitos reservados.