Ponto de Cultura

Programa Cultura Viva

Das ações elaboradas no âmbito do Ministério da Cultura (MinC) no fomento, produção e o acesso da população aos produtos culturais, foi o que impulsionou a diversidade das manifestações e bens culturais nacionais. Entre essas ações, estava o programa Cultura Viva, criado em 2003, que visava articular os territórios de invisibilidade em uma rede de Pontos de Cultura.

As ações desenvolvidas pelos Pontos Cultura deram visibilidade a diferentes segmentos sociais e manifestações culturais não prioritárias das políticas desenvolvidas anteriormente nos processos de fruição, produção e difusão, utilizando um conceito ampliado de cultura e projetando uma mudança estrutural no setor cultural e nas instituições participantes. O Instituto Boimamão entendeu o programa Cultura Viva como uma possibilidade de expandir as ações do Museu Comunitário Engenho do Sertão. Em 2009, iniciaram as ações do Ponto de Cultura Escola da Terra no espaço do Museu.

O compromisso da Escola da Terra até hoje, é promover o exercício da cidadania com ações voltadas à realidade cultural local e socioambiental, como instrumento de apoio e complemento à educação formal fora do espaço escolar.

Programa Escola da Terra

A Escola da Terra Engenho do Sertão teve início no ano de 2008, firmado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município de Bombinhas/SC. Professores (as) habilitados na área da biologia, arte educação e história, coordenaram as oficinas de Educação Ambiental e Educação Patrimonial recebendo alunos do Ensino Público Municipal de Bombinhas. Os encontros eram realizados no Engenho do Sertão com diversas atividades que iam do papel reciclado à germinação de sementes.

De 2010 a 2013 a ação foi contemplada no Edital Ponto de Cultura do Ministério da Cultura. Dentro do projeto, o Programa Aluno Cidadão destacou-se com oficinas para jovens de 14 a 18 anos, com o propósito de facilitar e impulsionar ao mercado de trabalho. Além das atividades culturais já desenvolvidas, a proposta agregou às atividades a Educação Profissional integrando trabalho e renda, ciência e tecnologia, meio ambiente e cultura tradicional.

Integrada à gestão compartilhada, a Educação Profissional proporcionou o envolvimento da iniciativa voluntária aplicada na comunidade rural Sertão do Valongo, atingindo jovens quilombolas na arte da cerâmica. A inserção de um 3° Núcleo de atuação na vizinha cidade de Porto Belo, estendeu as oficinas de linguagens artísticas e inclusão digital, articuladas com o poder público do município e iniciativa privada.

Atualmente, o projeto Ponto de Cultura Escola da Terra, está sendo mantido com recursos de editais de fomento e da própria OSC no município de Bombinhas e região. As ações são focadas nas técnicas de agroecologia nas atividades da agricultura sustentáveis. São ofertadas oficinas de Compostagem, Viveiragem, Patrimônio Alimentar e Artesanato. As palestras vão desde Gestão de Resíduos Orgânicos ao Patrimônio Alimentar e são abertas ao público. O foco é o Programa de visitas guiadas com ações voltadas ao público escolar e do Programa Cozinha Cidadã – projetos de extensão da Univali/SC e ações através do FIA- fundo da infância e adolescência.

Instituto Boimamão © 2020. Todos os direitos reservados.