A instituição foi premiada como Ponto de Memória em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Museus, através do Edital de Seleção Pública n° 09, de 16 de novembro de 2012, reconhecendo a potência deste espaço como difusor de culturas ligadas ao patrimônio e ao desenvolvimento social, e destacando-se como um dos dois únicos Pontos de Memória em Santa Catarina.
Todas as ações são realizadas na sede do Instituto Boimamão, espaço histórico que acomoda o Museu Comunitário Engenho do Sertão, composto por dois Engenhos de Farinha centenários, o espaço expositivo “Casinha da Memória”, os espaços das oficinas e a Casa da Administração. O Instituto está localizado desde a sua fundação, em 1998, em uma área verde ainda preservada no bairro do Sertãozinho, comunidade de Bombinhas. O avanço imobiliário, calçamento e um novo plano diretor, está atraindo pequenas indústrias o que aumenta nosso compromisso e responsabilidade de ações de guarda e armazenamento.
Todo o acervo que compõe a história das famílias –mobiliário, peças e utensílios dos usos e costumes coletados na comunidade, estão guardados na Casinha da Memória. Espaço físico construído com recursos do prêmio Ponto de Memória.
“Somos aquilo que não esquecemos” – Instituto Boimamão 25 anos!
Este site foi elaborado com apoio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019
Instituto Boimamão © 2020. Todos os direitos reservados.